CUIDADOS COM A PELE NO INVERNO - O GUIA


Fala Galera !




O inverno chegou e com ele as temperaturas mais baixas se intensificam e a escassez de chuva e a baixa umidade imperam e com isso o clima seco e mais predominante . Esses fatores , tornam a pele mais ressecada e seca ,e os banhos quentes tiram a oleosidade natural da pele e durante esse período do ano nossa pele pode ficar com aspecto esbranquiçado ,ou seja , há uma desnaturação das proteínas .

O que e a desnaturação das proteínas ?
Desnaturação é um processo que se dá em moléculas biológicas, principalmente nas proteínas, expostas a condições diferentes àquelas em que foram produzidas, como variações de temperatura, mudanças de pH, força iônica, entre outras. A desnaturação ocorre quando a proteína perde sua estrutura secundária e/ou terciária, ou seja, o arranjo tridimensional da cadeia polipeptídica é rompido, fazendo com que, quase sempre, perca sua atividade biológica característica. Algumas proteínas desnaturadas, ao serem devolvidas para o seu meio original, podem recuperar a sua configuração espacial normal, renaturando-se. Entretanto, quando a desnaturação ocorre por elevações extremas de temperatura ou alterações muito intensas do pH, as modificações, geralmente, são irreversíveis.
Quando as proteínas sofrem desnaturação não ocorre rompimento de ligações covalentes do esqueleto da cadeia polipeptídica, preservando a seqüência de aminoácidos característica da proteína (estrutura primária).
Os fatores que causam a desnaturação, são:
·         Aumento de temperatura(cada proteína suporta certa temperatura máxima, se esse limite é ultrapassado ela desnatura)

Vamos simplificar , essa desnaturação e nada mais nada menos que a perda de agua ,ou,seja hidratação da pele devido a exposição a altas temperaturas ,ou seja, ao banho quente .
Além disso a incidência de raios UVA e UVB e maior que no verão , ate mesmo em dias nublados eles estão ali e podem provocar estragos , em dias com menos nebulosidade não temos a proteção que as nuvens nos dão contra esses raios e eles acabam chegando com maior intensidade a superfície terrestre .
Alem do câncer de pele esses raios podendo provocar diversas alterações, como  o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. A exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos (não cancerosos) ou malignos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma.
Na verdade, a maioria dos cânceres da pele está relacionada à exposição ao sol, por isso todo cuidado é pouco. Ao sair ao ar livre, procurar ficar na sombra, principalmente no horário entre as 10 e 16 horas, quando a radiação UVB é mais intensa. Usar sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior. Cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas. Óculos escuros também complementam as estratégias de proteção.

Falando em câncer de pele ,segundo a SBD ( SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA ) ,O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos
O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém, seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.


E agora quem poderá nos ajudar ?
Como cuidar da pele durante o inverno ?
Como minimizar os dados causados pelos raios uva e uvb ?
Como devo escolher o protetor solar ? qual o melhor fps ????

Caaaaaalma ,seus problemas acabaram !!!!
Pensando nisso ,fui atrás de uma especialista no assunto para tirar não somente essas duvidas mais algumas outras que a maioria tem ne ?



  • Dra Ligia Kogos =
  • Médica Dermatologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola Paulista de Medicina.
  •  Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
  •  Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
  •  Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.
  •  Consultora de Dermatologia ,Beleza e Bem Estar da Radio Jovem Pan.
  •  Diretora da Clínica Ligia Kogos de Dermatologia de São Paulo.
Ligia Kogos, nascida em São Paulo, formou-se médica e dermatologista pele Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo UNIFESP.
 A lista de pacientes de Ligia Kogos é um livro de história: Rainha da Suécia, Carla Sarkozy, Michel Temer, Dória, Mauricio de Souza. São muitos os artistas e políticos que projetam na doutora a realização da beleza exterior.Com a clínica reconhecida como a que mais realiza aplicações com a toxina botulínica da América Latina, a fama não poderia ser outra! Das listas de pacientes tão históricos, a assinatura só poderia vir de nada menos que de Ligia Kogos, a papisa da dermatologia.




COMO CUIDAR DA PELE NO INVERNO – O GUIA COMPLETO
 POR DRª LIGIA KOGOS :

  
 1) Quais os cuidados com a pele oleosa no inverno ?


                                                                
Nesta época do ano, a pele pede  mais hidratante, sabonetes mais suaves, cremes hidratantes com maior poder de lubrificação e proteção, devido ao clima mais seco e frio. Mas , em se tratando de peles oleosas isso deve ser feito de uma maneira especial
Peles oleosas, com poros dilatados, tendência a cravos, espinhas, podem piorar com cremes pesados e gordurosos. Ao mesmo tempo, o ideal é  protegê-la tanto do ar mais seco,que faz a água evaporar da pele, como  da radiação solar e, dependendo da cidade onde se vive, do próprio ambiente poluído.
 Assim, a limpeza diária deve ser especialmente cuidadosa, com sabonetes e loções adstringentes, mesmo que, na hora, sinta-se  sensação de repuxamento. É o passo mais importante do cuidado da pele oleosa no inverno , evitando Acne e Dermatite, da qual falarei mais à frente.  
Em seguida então, aplica-se hidratantes muito leves, suaves, oil free, assim como cremes noturnos à base de Vitamina C e ácidos .

2) Peles oleosas devem usar hidratante no rosto ?
               
 Os hidratantes para o dia , especialmente para quem fica exposto ao ar livre, devem conter filtro solar, com FPS em torno de 12 ou maior, mesmo sendo inverno, para que a proteção seja completa. O sol é um dos mais importantes fatores de desgaste e envelhecimento precoce da pele. 
 Estes hidratantes deverão ser  produtos livres de óleo, “oil – free”.em cremes finos, loções  leves, fluidas, para não correr o risco de obstruir a pele e deixa- la com sensação desconfortávelmente gordurosa, ou provocar o aparecimento de acne ou dermatite         



3) Quais os cuidados que devemos ter no inverno e como criar uma rotina de pele nesse período do ano ?

No frio, acordamos pálidos e com olheiras pronunciadas. Basta lavar o rosto com água quente para que a vasodilatação decorrente torne a pele mais rosada e viçosa, apagando parcialmente as olheiras.
Cravos, espinhas e poros dilatados podem piorar com bebidas alcoólicas e comidas calóricas do inverno. Capriche nas loções adstringentes, mesmo que na hora, sinta sensação de repuxamento. Em seguida aplique hidratantes suaves, oil free,
À noite , remove-se a  maquilagem e repete-se a limpeza em profundidade. Seruns levíssimos e estimulantes  noturnos à base de Vitamina C e alfahidroxiácidos revitaliza, Refinam estímulo colágeno e tornam Viçosa em fresca a pele oleosa no inverno.



4) Quais os produtos mais recomendados para serem usados nesse período para cada tipo de pele ?

                
 Cada tipo de pele requer um tipo de cuidado.  :

·      Peles bonitas, de poros fechados, sem cravos nem espinhas( peles normais a secas ) :  tendem a ressecar mais no inverno. São as que requerem sabonetes e cremes de limpeza suaves, loções tônicas delicadas,  cremes hidratantes de dia e nutritivos à noite.

·                Peles com poros dilatados, tendência a cravos, espinhas :podem piorar com cremes oleosos. Assim, nestes casos a limpeza diária deve ser caprichada, com sabonetes e loções adstringentes, mesmo que, na hora, sintam sensação de repuxamento. Em seguida aplicam-se hidratantes suaves, oil free, assim como cremes noturnos à base de Vitamina C e ácidos suaves.



Nos cremes , em peles normais e secas atente-se para os ingredientes que conferem peculiar conforto e bem estar no inverno .
A presença de silicones ( dimethicones) , ureia, alantoina, pantenol, ceramidas, lactatos  nas formulações confere proteção extra contra ressecamento e asperezas.
Silicones (dimethicones) e produtos similares formam películas protetoras, os chamados “filmes protetores” que impedem a excessiva perda de água pela pele
Óleo de avelã, macadamia, germe de trigo, presentes nos ingredientes ativos de hidratantes para o corpo, são muito agradáveis e potentes.

 Para quem gosta de maquiagem ou tem vontade de experimentar, este é o momento certo! Estamos romanticamente mais claras e pálidas e as roupas geralmente são mais escuras.ou de tons quentes . Blush, corretivo, batom e rímel tirarão a palidez e darão o toque de sofisticação típica do inverno 



Proteja os lábios das rachaduras com os protetores em forma de batons incolores, que contenham, óleos, umectantes, filtros e silicones! A boca fica bonita, saudável e bem natural!
Não esqueça que a radiação ultravioleta continua agindo no inverno. Não deixe de usar filtro solar FPS 12 no dia a dia, em forma de hidratantes leves.
Ao usar ácidos (retinóico, glicólicos, ácidos de frutas,) deve-se alternar com nutritivos mais cremosos para não deixar que a pele fique por demais sensível nestas noites frias.
Vitaminas podem ser úteis para equilibrar o ressecamento e as descamações.  Os dermatologistas preferem nesta época as que contém Zinco, Ácido Fólico e Vitamina E,



Esfoliação

 Pode ser feita em áreas mais ásperas, como joelho, cotovelos, pés , áreas de pelos encravados em pernas e virilhas  e não mais do que uma vez na semana
 Cremes lubrificantes  mais gordurosos, de preços acessíveis, contendo lanolina, vaselina , óleos, podem ser usados mais especialmente em áreas muito secas como lábios, joelhos , pés, pernas. Devem ser evitados em região de poros visíveis, como maçãs do rosto , testa, nariz, queixo, especialmente nas peles mistas e oleosas



5) Qual tratamento estético e recomendado fazer nesse período ?

  Nesta época, os dermatologistas usam uma verdadeira estratégia “de guerra” de inverno, para deixar as peles o mais próximo possível da perfeição, em tempo curto, com o mínimo de desconforto, o mínimo de risco e o máximo da segurança. 
. Isto também só é possível graças aos moderníssimos produtos e princípios ativos que permitem a resolução abreviada e perfeita dos processos de recuperação e cicatrização cutâneas.
   Em clínicas dermatológicas e de estética se usam nesta época esfoliações, hidratações ionizantes  faciais, peelings para refinar , estimular e promover frescor e maior penetração e retenção de água nas camadas mais profundas .
Lasers como Starlux 1540, fracionados já tornam possível ayenuação de marcas, rugas e cicatrizes com período de recuperação muito abreviado
Os equipamentos de luz pulsado eliminam com facilidade manchas do rosto,  das mãos e do colo assim como vasos ( teleangiectasias)
Preenchimentos com  géis muito finos edelicados de ácido hialurônico, conhecidos skin boosters são injetados com agulhas finas em zonas especialmente secas e marcadas por rugas finas , como laterais da face e colo .
Os mais densos como Juvederm e Restylane, são  usados com grande sucesso no tratamento de sulcos ,  rugas , olheiras levantamento  da face ( lifting, junto com a toxina botulínica)  e  modelagem do rosto.
Hidroxiapatita, como Radiesse faz com que as mãos pareçam juvenis  novamente sem a visualização de tendões e vasos
Ácido poli lático conhecido como Sculptra é usado em sessões que estimulam  intensamente a firmeza e a definição do contorno da face , assim como combate a flacidez do abdômen na região supra umbilical e na face interna de braços e coxas.



6) Por que usar PROTETOR SOLAR no inverno ?

FILTRO TAMBÉM NO INVERNO



Nos deliciosos dias ensolarados de inverno em que corremos para o sol para nos aquecermos, também devemos ter em mente a necessidade de proteção . Apesar do menor risco de queimaduras pois realmente o sol está mais fraco e mais distante da terra, há boas razões para não nos descuidarmos .
O câncer de pele é uma preocupação constante dos dermatologistas. Há 3 tipos principais e sua incidência está aumentando cada vez mais apesar de todas ass campanhas. Um desses tipos, o Melanoma pode ser muito perigosos se não for detectado precocemente e pode aparecer em qualquer idade.
Há o risco de manchas escuras, castanhas no rosto e corpo, manchas brancas no colo, pernas e braços, fotoenvelhecimento (as alterações cutâneas causadas pelo efeito cumulativo das radiações ultravioletas: rugas, manchas, perda da elasticidade.), avermelhamento do pescoço, pele que fica com aspecto ressecado e sem vida.
Alergias solares tem sido freqüentes nos últimos 20 anos, provavelmente pela violência que a radiação incide no Brasil, graças as falhas na camada de ozônio .
Temos que ter em mente que todas as alterações graves ou simples , estão ligadas à exposição cumulativa e o sol que se toma hoje é computado para amanhã.
No entanto, o sol tem seus benefícios e se for tomado com os devidos cuidados pode ser um aliado , sintetizando vitaminas, fortalecendo os ossos, conferindo um belo bronzeado e sendo até mesmo antidepressivo
Os filtros solares hoje em dia são sinônimos de bronzeador  , tenha isto em mente se você quiser exibir um bronzeado  esplêndido , duradouro, homogêneo e uma pele jovem e fresca . Os produtos modernos protegem sua pele das radiações que causam queimaduras, cancer de pele, envelhecimento e ao mesmo tempo deixam passar os raios responsáveis por um lindo bronzeado. O rosto deve estar protegido na praia, na piscina, nas caminhadas, com proteção  fps 15 pelo menos.
Há inúmeras opções hoje , no mercado, para toos os gostos. Marcas tradicionais aperfeiçoadas, novos nomes , tudo se junta para oferecer proteção solar acessível e fácil para todos os gostos, necessidades e tipods de pele.
Quanto mais clara for a cor da pele, mais cuidado com o sol ela requer e assim maior o fator de proteção necessário. O fator de proteção indicado nos rótulos indica quantas vezes o produto aumenta o tempo em que a pessoa pode ficar exposta sem sofrer queimadura solar.
 Assim, se uma determinada pessoa levasse 20 minutos para ficar vermelha ao sol, sem nenhuma proteção, ao usar filtro solar com FPS 15, este tempo se multiplicaria por 15 e ela levaria então 300 minutos (5 horas), para ficar vermelha!  Isto representa uma grande vantagem e liberdade, especialmente para os que tem pele muito sensível.
            Nós dermatologistas costumamos recomendar que se use , em situações de exposição, filtro pelo menos FPS 15, especialmente nas áreas mais delicadas, como rosto, tronco, mãos.
 Outras doenças que podem também ser desencadeadas pela exposição solar descontrolada , sem a devida proteção :
 Além das doenças já citadas diretamente causada s pelo sol, há as doenças ligadas à baixa de imunidade regional que a radiação ultravioleta provoca ;

 HERPES LABIAL (as bolhinhas nos lábios desencadeadas pela queimadura solar na região, que ativa o vírus do herpes incubado)

LUPUS ERITEMATOSO- doença reumática auto-imune que pode afetar a pele e os órgãos internos

ACNE SOLAR – espinhas resistentes especialmente nas costas, no peito e ombros

ERUPÇÕES À LUZ- de aspectos diversos, podem formar placas pelo corpo e rosto
E ainda muitas outras, portanto aqueça-se ao sol, sim , mas com filtro !....

7) Qual a diferença de raios UVA E UVB , como eles prejudicam nossa pele ? Qual a intensidade deles no inverno ?
8) Os protetores solares que encontramos no mercado são realmente eficazes contra a incidência desses raios ?


           As radiações solares incluem alguns comprimentos de onda diferentes que atingem a terra de maneira particular.
           Estas incluem Radiações Infravermelhas, Raios Ultravioleta C, Ultravioleta A e Ultravioleta B.
            As que mais nos interessam são estas últimas; UV A e UVB, que nos afetam diretamente.
            São os  2 comprimentos de onda principais  de radiação: UV A e UV B .
             O UVB representa somente 7% da radiação total e o UVA cerca de 93 %.
            A radiação UVB, apesar de representar a menor parte dos raios do sol que nos atingem, (7% apenas) , varia muito de acordo com as horas do dia, é mais intensa entre as 10h e as 15.h,  é bem mais forte no verão do que no inverno, é mais forte quanto maior a altitude. Ela é a responsável por aquelas queimaduras vermelhas , quentes , que levam às bolhas, ardor e posterior descamação da pele.
             Toda vez que se “descasca “após uma temporada de sol, significa que se exagerou na dose de UVB.  Isto predispõe ao câncer de pele, comprovadamente. Está também envolvido no envelhecimeno da pele, manchas e pintas.
            A radiação UVA, o grande contingente de radiação solar, (93% ) está presente de maneira quase inalterada o dia todo, desde manhã cedinho até o fim da tarde , no inverno e no verão, nas regiões de praias ou nas montanhas . É a causa do fotoenvelhecimento da pele e de degenerações das camadas mais profundas, sendo também  responsável  pelo câncer de pele e pelas alergias solares.
            É bom frisar que os filtros solares são eficientes principalmente contra o UVB. Já a radiação UVA, penetra mais profundamente, é extremamente difícil  bloqueá-la e, em excesso ela também está relacionada à câncer e envelhecimento, mas é responsável pela cor castanha – dourada dos bronzeamentos.


9) Qual o melhor tipo de protetor solar os que tem cor na sua formulação ,ou, os básicos ? E qual o fator de proteção recomendado ?
10) Qual o melhor tipo de protetor solar os que tem cura em sua formulação o os básicos e qual o fator de proteção recomendado?

Escolhendo um filtro solar
                                                              
              Fatores decisivos entram na acertada escolha do filtro que melhor se desempenhará: cor e sensibilidade da pele, estilo de vida, local onde alguém vai se expor, sensibilidades e preferências pessoais, etc.
            Quanto mais clara for a cor da pele, mais cuidado com o sol ela requer e assim maior o fator de proteção necessário. O fator de proteção indicado nos rótulos indica quantas vezes o produto aumenta o tempo em que a pessoa pode ficar exposta sem sofrer queimadura solar.  Assim, se uma determinada pessoa levasse 20 minutos para ficar vermelha ao sol, sem nenhuma proteção, ao usar filtro solar com FPS 15, este tempo se multiplicaria por 15 e ela levaria então 300 minutos (5 horas), para ficar vermelha!  Isto representa uma grande vantagem e liberdade, especialmente para os que tem pele muito sensível.
            Para alguém que sairá de férias para uma praia quente e ensolarada e está há tempos em se bronzear, a escolha de filtro com FPS alto deve prevalecer, certamente. Já alguém que quer apenas uma proteção diária em ambiente urbano e passa seus dias em locais fechados, expondo-se pouco, filtros mais leves podem ser usados. 
            A OMS ( Organização Mundial de Saúde) recomenda que se use , ao se expor ao sol, filtro pelo menos FPS 15,
.            Existem os de FPS mais alto, como 30, 45 ou 60 para quando se deseja maior proteção, levando-se em conta a sensibilidade da pele para vermelhidão ou tendência a manchas escuras ou para o tempo mais prolongado de exposição.
            Os filtros mais baixos, com fatores 6 ou 8, devem ser reservados para áreas mais resistentes (pernas) ou pessoas morenas.
            Alérgicos à várias substancias se beneficiam com os produtos à base de filtros físicos, partículas que refletem a luz sem serem absorvidas, presentes nos filtros infantis à base de dióxido de titânio e óxido de zinco.
.           Para as  pessoas que não gostam da sensação “oleosa “ que os filtros de antigamente davam, os [produtos em loções oil free, gel , e spray liquido são muito adequados. Os homens , principalmente reclamam de produtos pesados.
            Pessoas com tendencia à pele oleosa, cravos e espinhas também se adaptam melhor aos produtos leves , livres de óleo.
            Os esportistas principalmente precisam de filtros que não escorram e sejam à prova d’água.    
             *Tendência divertida é o lançamento de protetores com cor, em novas e sofisticadas tonalidades, que já conferem imediatamente o tom bronzeado à pele, ou cumprem a função de maquiagem. As diversas linhas concorrem entre si para oferecer os mais belos tons do dourado, bronze ao rosado claro. O fato de ter cor ou não,  NÃO INTERFERE NA EFICÁCIA DO PROTETOR .  Os filtres de FPS alto, maiores do que 30, contendo partículas refletoras de luz, os chamados filtros físicos, podem ser levemente esbranquiçados e com A incorporação de pigmentos de COR,  o problema acaba
           No rosto, o filtro deve ser aplicado como se fosse um hidratante. No caso d e fatores altos, não deixe entrar nos olhos para não arder
           Normalmente 4 g são suficientes para o corpo todo, uma quantidade semelhante a uma bolacha redonda ‘cheia’, das mais comuns, na palma da mão.
            É muito importante passar o produto de forma bem espalhada, antes de colocar o biquíni ou traje de banho, um pouco antes de chegar à praia ou piscina, para que a absorção, penetração e secagem sejam perfeitas e não se “desvie” de alcinhas e bordas do traje de banho, prejudicando a homogeneidade da aplicação. Além disso, aplicando-se tranquilamente em casa, evita-se que a pele já esteja suada, molhada ou cheia de areia, que é o que ocorre quando já se está no local de sol, o que pode diluir o produto.
O ideal é levar o protetor solar consigo, para pelo menos mais um retoque da aplicação, caso se vá permanecer muitas horas com a pele exposta.


11) Quem costuma trazer produtos do exterior ,tanto dermocosméticos ,quanto maquiagem ,o que você acha disso ? Pois ,alguns desses produtos são desenvolvidos e testados para as peles daquela região e as pessoas “teimam” em usar no nosso clima daqui . Como lidar com isso a pele se adapta ,esse produto seja cosmético ,ou, maquiagem e eficaz para o tipo de pele da brasileira ?
 Se há décadas atrás as populações de determinadas regiões do globo eram bem definidas, nos dias atuais,  especialmente nas grandes cidades,  há grande mistura de etnias e o mercado se ajusta magnificamente às demandas.
 Portanto, encontraremos com facilidade, seja em New York , Londres, Paris, Colômbia, Buenos Aires, Rio de Janeiro,  Tóquio,  Hong Kong,  Sydney, Líbano , Israel, São Paulo, etc, tanto marcas internacionais como regionais com opções para pele seca ou oleosa, ou clara ou escura. NÃO EXISTE , HÁ MUITO TEMPO,  O PROBLEMA DE CREMES EUROPEUS SEREM DESTINADOS ÀS EUROPÉIAS , POR EXEMPLO! O Mercado atual não permitiria!
 É o fim do desgastado cliché de que  temos que usar apenas cremes “ em tupi-guarani” de . Claro que haverá nas prateleiras de lojas de estações de esqui,  muitos cremes para inverno e pele seca , mas isso determinado igualmente por Sua Majestade, o Mercado !
Concluindo, pode-se SIM, comprar produtos adequados a cada tipo de pele , pelo mundo afora!


12) Por que as peles que tem Dermatites ,pioram durante o inverno e quais os cuidados que essas peles devem ter de especial nesse periodo além dos cuidados  tradicionais que todas as pessoas que não tem esse problema devem ter ?

Uma  particularidade da pele oleosa,  que não deve ser negligenciada é que , há trabalho mais acentuado das glândulas sebáceas nesta época do ano.
  Por uma espécie de “ memória ancestral”, nosso organismo “ acha”  que deve lubrificar a pele com secreção sebácea durante o inverno, ainda que se more em região de inverno ameno.
A alimentação mais calórica nesta  época do ano,  também  contribui  para exacerbar o metabolismo destas glândulas
Com o aumento da produção  sebácea, que contém ácidos em sua composição,  ( ácidos graxos) , esta secreçào  pode como que “ queimar”  a pele e aparecer então a Dermatite Seborreica , ( ou Eczema Seborreico) caracterizada por vermelhidão, descamação e aspecto ressecado, especialmente em testa , cantos do nariz, maçãs, sobrancelhas, cílios, orelhas e couro cabeludo , ( caspa) , regiões onde o numero de glândula sebáceas é significativamente maior .Nos sabonetes,  loções e cremes calmantes utilizados para combater a Dermatite, estão ativos altamente eficientes com Sulfacetamida Sódica, Enxofre, Piroctone Olamina,  Zinco e corticoide suaves que fazem com que o quadro regrida rapidamente

Preciso agradecer a Drª Ligia Kogos que tirou um tempo na agenda apertada dela ,pra me atender e responder essas perguntas e ajudar a solucionar algumas duvidas .
Galera ,espero que vocês tenham gostado do post , ficou meio longo eu sei ,mas achei importante fazer um post informativo ,para aprendermos a cuidar da pele nesse período do ano !

Espero que vocês tenham gostado ,aproveita para me seguir nas minhas redes sociais ( os cards estão todos ai do lado ) compartilha o post com mais gente e se inscreva no blog para receber mais atualizações de posts e dicas .



Comentários

Postagens mais visitadas