29 DE JULHO DIA DO BATOM



Fala Galera !!!


HOJE DIA 29 DE JULHO  e comemorado o DIA DO BATOM ,agora você sabe como esse dia surgiu e onde ele surgiu ?



Não sabe ?

Calma que você chegou no lugar certo :

- SURGIU NOS ESTADOS UNIDOS NO DIA 29 DE JULHO .

Você sabia ?

Que a origem do nome batom e francesa e vem do BATON que significa literalmente bastão .

Foram as mulheres na Mesopotâmia que se utilizaram e inventaram algum recurso para pintar os lábios , no Egito antigo eram usados pigmentos vermelhos extraídos de algas , 0,01% iodo ,bromo manitol o que causa graves problemas de saúde . 

Batons com efeitos brilhantes foram inicialmente feitas usando a substância que causa a iridescência encontrada em escamas de peixe.

Na Europa Medieval os batons foram proibidos pela igreja 
pois acreditavam ser "uma invocação de satã ".

Usar esse cosmético ganhou popularidade na Inglaterra em meados do século XVI ,durante o reinado da rainha Elizabeth , ter os lábios vermelhos brilhantes e um rosto branco e austero tornou-se moda. 

Naquela época, o batom era feito a partir de uma mistura de cera de abelha e extratos vermelhos de plantas. Só as mulheres da classe alta e atores masculinos usavam maquiagem.

Na década de 1850, relatórios foram publicados às mulheres com advertências sobre os perigos do uso de chumbo e vermelhão em cosméticos aplicados na face. Até o final do século XIX, Guerlain, uma empresa de cosméticos francesa, começou fabricar batom. 

O primeiro batom comercial foi inventado em 1884, por perfumistas em Paris na França. Era coberto de papel de seda e feito a partir de sebo de veadoóleo de rícino e cera de abelha.

Ate o século XIX o batom era colorido através de um corante carmim . O corante carmim era extraído de cochonilha nativas do México e da América Central. A cochonilha é um inseto que produz ácido carmínico para evitar a predação por outros insetos. 

O ácido carmínico, constitui 17% a 24% do peso de cada inseto seco e o corante pode ser extraído de seu corpo e ovos.
Este batom não vinha em um tubo, mas era aplicado com pincel. O corante carmim era caro e aparecer de batom carmim era considerado pouco natural e teatral, por isso o batom não era para uso diário. 
Somente atores e atrizes poderiam sair em público com batom. Até 1880, poucas atrizes de palco usavam batom em público.
 A atriz Sarah Bernhardt , começou a usar batom e blush em público. Antes do final do século XIX, as mulheres só usavam maquiagem em casa. Bernhardt muitas vezes aplicou corante carmim nos lábios publicamente.
No início da década de 1890, o carmim foi misturado a uma base de cera e óleo. A mistura rendeu uma aparência natural e foi mais aceitável entre as mulheres. Naquela época, o batom não era vendido em tubos metálicos ou plásticos, mas em tubos de papel, papéis coloridos, ou em pequenos frascos.
Em 1915, o batom foi vendido em cilindros metálicos que foram inventado por Maurice Levy. As mulheres tinham de deslizar uma alavanca pequena na parte lateral do tubo com a ponta dos seus dedos para deslocar o batom para cima para o topo da embalagem. 

Em 1923, o primeiro tubo giratório foi patenteado por James Bruce Mason Jr. em Nashville, Tennessee.Como as mulheres começaram a usar batom para fotografias, a fotografia ajudou o batom a ser aceitável entre as mulheres.

Elizabeth Arden e Estee Lauder começaram a vender batom em seus salões.



Hoje esse item tem tanta importância que já existe um índice para medir o seu consumo ,como se fosse o PIB ,o termo e em inglês e se chama LIPSTICK INDEX , foi criado por LEONARD LAUDER ,presidente e filho da mais velho da criadora da marca ESTÉE LAUDER em 2001.

Hoje no mercado podemos encontrar uma gama muito alta de batons que vão desde o tradicional em bala ate os mais modernos como a versão em pó lançada pela AVON ,além de batons de alta durabilidade nos lábios e com cores diferentes e texturas também .


E ainda temos o lançamento do momento o AVON TRUE POWER STAY ,o famoso batom da MARTA que tem resenha aqui no blog .



Os meus favoritos são os mattes ,porque deixam os lábios secos e tem uma boa durabilidade , e minhas cores favoritas são as nudes ,por causa de conforto mesmo e por combinarem com qualquer look ,make e momento do dia e podem ser usados diariamente sem maiores transtornos .






Bom como hoje e dia do batom ,algumas marcas estão 

realizando algumas ações :



EUDORA = VAI DISTRIBUIR os itens cosméticos em ruas de importantes bairros de São Paulo, como o entorno das avenidas Paulista e Engenheiro Luis Carlos Berrini, além do bairro Vila Olímpia . E também nos taxis e veículos particulares do aplicativo WAPPA ( em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba )


MAC = NAS COMPRAS ACIMA DE R$ 199 ,VOCÊ GANHA UM BATOM ! E TAMBÉM ,NAS LOJAS FÍSICAS LEVANDO UMA EMBALAGEM DE ALGUM BATOM DA MAC VAZIO VOCÊ TROCA POR OUTRO .


*Para ganhar seu batom, adicione uma das 3 opções de cores abaixo do batom Velvetease Lip Pencil válidaspara essa promoção (Just My Type, Promise Me ou Anything Goes) no seu carrinho de compras e o desconto será calculado automaticamente. Promoção válida somente para a loja online e enquanto durarem os estoques.



AVON  =  Avon vai comemorar com uma semana inteira de promoções.  Do 25 de julho a 01 de agosto, na compra de dois batons Power Stay, as clientes ganham um batom Epic Lip Atitude Nude e, no dia 29 de julho, comprando dois batons Power Stay, o frete será grátis para todo Brasil. A
Promoção válida apenas para o e-commerce da Avon: www.avonstore.com.br.


O BOTICARIO = Aqui, o dia inspirou a Semana do Batom, que está rolando desde 22 de julho (e vai até 29/7). Quem comprar maquiagens de boca das marcas Intense e Make B. leva outro item com a mesma marca, aplicação e textura.



Koloss Cosméticos
Neste caso, as ações acontecem em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Entre 27 e 30/7, consumidores que comparem um batom da marca levam outro. Os pontos que participam da promoção são: Lojas Rede (MG) e Rede Mega Vale (SP, RJ E MG).

Hinode
loja virtual da marca também tem promoção de 29 de julho a 4 de agosto. Adquirindo um batom Dazzle de qualquer tipo ou coleção, o cliente ganha um lápis labial Color Contour.

QUEM DISSE BERENICE = batons com desconto que vão de 30 a 70 %



Bom esse foi o post de hoje ,agora e só escolher seu batom favorito e aproveitar esse dia ! Ou então escolher alguma promoção bem bacana e renovar seu estoque ...

Por hoje e só , aquele beijo !



Comentários

Postagens mais visitadas