Ora Ie Ie O Mamãe Oxum






Parafraseando Maria Bethânia no meu último post eu falei sobre a “Menina dos Olhos de Oxum”, falei de Oya que abriu vamos dizer assim as comemorações do mês das Yabas.


Agora falo de Oxum, sou muito suspeita para falar dela, por varias razoes pessoais... gosto muito dela tenho um amor por ela que nem da pra descrever .

Ela é a única Yaba que tem três festas durante o ano, calma eu explico, em alguns lugares como na Bahia também se comemora o dia dela junto Iemanjá, em seguida 12 de outubro e por ultimo dia 08 de dezembro.

Ela é associada a Nossa Senhora Aparecida é a Nossa Senhora da Conceição .

Oxum é á emoção, como diz um ponto “(...) Oxum lava meus olhos... Oxum minha emoção”...

Ela e quem domina a nossa parte emocional, nosso choro, nossas lagrimas...


Eu falo que quando estamos segurando alguma coisa, quando algo nos prende e não quer sair... costumo dizer que quando eu estou assim ,segurando alguma emoção e ela não quer sair ...Oxum chega perto e me ajuda a colocar ...a externar essas emoções presas para fora ...e essas emoções sempre vem em formas de lagrimas ...

Essas lagrimas podem ser de felicidade, de raiva, tristeza, ou, alegria... quando você chora pelo menos para mim e o modo que ela nos ajuda a externar em forma de lagrimas o que sentimos .

Ela é mãe também assim como Iemanjá, ela cuida durante o período gestacional, protegendo e ajudando o feto a se formar durante aquele período de formação.

Quando alguma mulher tem problemas para engravidar, buscam a Oxum já que ela e a responsável pela fertilidade.

Seus filhos são doces, mas possuem uma personalidade forte e dominam o segredo da magia... lidar com os filhos de Oxum e uma tarefa que exige paciência e o tal do saber lidar ,pois ...eles serão doces como o mel como você se forem tratados com verdade e com doçura ...mas se você fizer algo que os desagrade se prepare para o amargor do fel .

Tenho amigos filhos de Oxum, pelos quais eu nutro uma grande admiração, respeito... São grandes irmãos que eu tenho... Deusa das águas doces reina sobre os rios, também divindade do ouro e dos metais.


Como eu disse falar de Oxum pra mim e complicado, pois a amo demais... a considero minha segunda mãe e costumo dizer que ela vive grudada em mim ...ela e meu lado calmo ,sereno ,doce ...mas também e meu lado guerreira ...já que dentre suas qualidades a que eu possuo e uma grande amazona ,uma grande guerreira que caminha junto a meu pai Ogum ...



Tem momentos da minha vida que somente Oxum sabe como me acalmar...

Ora ie ie o mamãe Oxum !

Termino com uma música que expressa bem alguma da coisas que eu disse no texto .

É D'oxum

Gal Costa

Nessa cidade todo mundo é d'Oxum
Homem, menino, menina, mulher


Toda a cidade irradia magia
Presente na água doce
Presente na água salgada


E toda a cidade brilha
Seja tenente ou filho de pescador
Ou importante desembargador
Se der presente é tudo uma coisa só


A força que mora n'água
Não faz distinção de cor
E toda a cidade é d'Oxum


É d'Oxum
É d'Oxum
Eu vou navegar
Eu vou navegar nas ondas do mar
Eu vou navegar nas ondas do mar

Comentários

  1. Oxum me levou de volta ao tuex, assim, nem preciso falar da minha relação com esta Yabá tão amor, tão amada... quando ela vem eu simplesmente choro, não tem explicação...

    e eu amo esta música com a qual você finalizou...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas