EPA EPA BABA ,MEU PAI OXALA !



“(...) Meu pai Oxalá , É o Rei ,Venha me Valer ,Meu pai Oxalá ,É o rei (...)”

Iniciei o post com um trecho da música “Meu Pai Oxalá “ de Vinicius de Moraes ,que fala do nosso Pai Maior Oxalá .

Achei importante iniciar esse texto com essa música porque expressa bem o que Oxalá representa Ele é o Rei de todos os reinos e formas sem ele nada teríamos ,ou ,seriamos .

Oxalá é associado ao Senhor do Bonfim.

Ele é o principio básico da criação das formas, reinos e mundos é senão o mais importante de todos os Orixás ,afinal ele é o nosso Pai Maior .

Oxalá nada mais é do que DEUS, simples assim...sem complicações maiores .

E o senhor do branco (Obatala ) afinal qual representação lhe cairia melhor do que alem do principio da paz ,do silencio ,do nada e do tudo  ? Assim é Oxalá o principal Orixá ,por isso ele é o Rei .

O criador de todos nos ,de todos os reinos ,aquele que detém o poder sobre : a criação ,a vida e a morte e a totalidade em si .


É o pai que acolhe ,que afaga e da carinho ,mas que também sabe como puxar as orelhas e nos levar a percorrer o caminho certo .

A quem buscamos em todos os momentos de aflição ,de dor ,de necessidade ,quando estamos perdidos ...quando não temos mais saídas ,ou,respostas ...mas que também buscamos em nossos momentos alegres ,de felicidade . Ou seja ,em todos nossos momentos Ele como PAI esta por perto nos confortando ,dando colo e nos mostrando por onde ir e nos dando luz e paz .

Oxalá vive em todos nos ,cada um de nos o carregamos dentro de nos mesmos em nossos corações e seres .

Seu dia é a Sexta-Feira e sua cor é o branco ;alias as sextas feiras costumasse usar o branco não por um modismo mas sim em símbolo de respeito ao grande pai e algumas pessoas também nesse dia costumam guardar o silencio falando o mínimo possível ,sua cor é o branco pois o branco carrega em si todas as cores como um prisma de luz .

Pra mim e meu velho Pai que vem curvado e segurando seu Opaxorô (cajado) a quem eu recorro a todas as horas e momentos ,sejam eles como forem .Ele vem me dando sua paz e me brindando com sua luz imensa e iluminando toda a escuridão que eu possa encontrar pelo caminho .

Quando vamos a um centro de umbanda e ouvimos algo de um preto ou preta –velha (que eu chamo de vovô e vovó ) quando eles nos dizem algo como

“Fio ,entrega pro pai maior que ele vai saber como fazer !” e seguimos esse conselho de entregar tudo nas mãos de Oxalá ,fazemos ali uma das coisas mais importantes em nossas vidas que é a abdicação a entrega a quem pode mais do que a gente .

Afinal Ele é Pai e nunca nos desampara e nos deixa sos nessa caminhada aqui nesse plano .

Muitas vezes somos teimosos e não escutamos ,ou,muito menos vemos os sinais que ele nos envia ,afinal como filhos nos achamos auto-suficientes para tudo ...temos livre arbítrio para fazer tudo na vida ,mas e muito bom poder dizer

“ Pai que seja feita tua vontade e não a minha “

Não importa a situação ,Oxalá vai estar ali do teu lado te ouvindo e te acalmando e de mostrando o que é melhor pra você .

Afinal Oxalá e Pai e vem sempre nos valer !

Epa Epa Baba  

Encerro o post com a música do Vinicius de Moraes que eu comecei o texto e deixo também a letra de um ponto sobre Oxalá que fala do que ele representa  .

Meu pai Oxalá

Vinicius de Moraes

Atotô, Obaluaiê
Atotô, babá
Atotô, Obaluaiê
Atotô, babá


Vem das águas de Oxalá
Essa mágoa que me dá
Ela parecia o dia
A romper da escuridão
Linda no seu manto
Todo branco
Em meio à procissão
 

E eu
Que ela nem via
Ao Deus pedia amor
E proteção


(2x):
Meu pai Oxalá
É o rei
Venha me valer
Meu pai Oxalá
É o rei
Venha me valer
O velho Omulu
Atotô, Obaluaiê
O velho Omulu
Atotô, Obaluaiê


Que vontade de chorar
No terreiro de Oxalá
Quando eu dei
Com a minha ingrata
Que era filha de Iansã
Com a sua espada
 

Cor-de-prata
Em meio à multidão
Cercando Xangô
Num balanceio
Cheio de paixão


(2x):
 

Meu pai Oxalá
É o rei
 

Venha me valer
Meu pai Oxalá
É o rei
 

Venha me valer
O velho Omulu
Atotô, Obaluaiê
 

O velho Omulu
Atotô, Obaluaiê

Atotô, Obaluaiê
Atotô, babá
Atotô, Obaluaiê
Atotô, babá

Oxalá meu pai

Oxalá meu pai
Tem pena de nós, tem dó.
Se as voltas no mundo é grande.
Seus poderes são maior.

Oxalá meu pai
Tem pena de nós, tem dó
Se as voltas no mundo é grande
Seus poderes são maior.

O malei malei
O malei malá
O malei malei
Salve as forças de Oxalá !

Comentários

  1. Dani, muito legal o texto, eu não sabia, por exemplo que o "ponto" que cantamos em verdade é uma música, que, linda, vou procurar para baixar, quero ter ela completa... show!
    E, como diz o Senhor Exú das Sete Capas "Jesus Cristo é o paladino do amor"!.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas