Odoya ! Minha mãe !




Bom para terminar a serie das Yabas ,vou falar da minha mãe que eu tanto amo a quem eu devo muito e tenho muito respeito e a quem eu tenho honra e orgulho de ser filha ,Yemanja .Odoyá !



Falar da minha mãe para mim e algo forte ,intenso assim como meu amor por ela ...



Vou iniciar esse texto contando uma breve historinha de como eu soube que era sua filha ,mais uma vez não entrarei muito em detalhes para não perder o foco.



Bom tem um tempinho que eu descobri que sou filha dessa grande Yaba ...a mãe de todos nos Iemanjá . Seu nome iorubá deriva de Yèyé ọmọ ẹjá ("Mãe cujos filhos são peixes"). Ela é associada a Nossa Senhora dos Navegantes



Comecei a sonhar muito com ela sucessivamente e fui buscar o porquê disso ,nunca havia me interessado pelo assunto e nem por ela ...ate esse determinado momento da minha vida no qual ela veio ate mim dessa forma ...



Enfim ,fui buscar a resposta e acabei de descobrindo que sou sua filha .



Ela é a grande mãe e aquela que quando nascemos nos recebe e esta presente na nossa primeira respiração e primeiro choro ...



O que eu posso dizer da minha mãe ?



Que ela e tudo na minha vida ,assim como minha mãe carnal ...sem Iemanjá não sou nada e não faço nada ...sem ela nada sou .



Sou dela e esse sou dela e em sua forma mais pura e profunda ...ela quem me acolhe ,quem me ajuda ...ela e meu tudo ...



Iemanjá e a mãe de todos assim como Oxalá e nosso pai maior ela e nossa mãe maior ,mãe de todos os oris .de todas as cabeças .



Ela e a rainha do mar ,uma das suas grandes festas acontecem no dia 02 de fevereiro .



Em dezembro ela também e muito celebrada por todos .



Como é ser filha de Iemanjá ?



Pra mim pelo menos e ser meio mãe zona de todo mundo ,seja quem for ,amigo parente ...criança ,adulto ,pai ,mãe ...não da pra distinguir esse amor que você sente pelas pessoas e algo muito grande indescritível .



E também ser emocional ,também choramos (afinal as lagrimas são salgadas e nos remetem à água do mar de mamãe) ...mas às escondidas afinal pelo menos eu não gosto que me vejam chorando em publico ,deve ser pela imagem forte ,imponente de mãe que mãe tem que ser forte ...mesmo quando você nem esta tão forte assim .





E o instinto maternal de proteger a todos aqueles que você tem apreço :zelo .



E igual quando somos crianças e nossas mães nos vem sendo ofendidos por alguém no colégio e bem isso quando vemos alguém que gostamos passando por esse tipo de coisa corremos logo para ajudar ...mas essa ajuda também acontece em qualquer tipo de situação : instinto maternal e isso .



A única coisa que pega o tal do ciúme ,somos ciumentos demais com todos aqueles que amamos e temos em nossa volta .



Também escondemos segredos dentro de nos mesmos ,assim como a profundidade do mar de Iemanjá ,temos segredos em nossos corações e almas que não demonstramos a ninguém .



Possuímos uma personalidade forte ... não sei se acontece com todos ,mas pelo menos comigo poucos sabem como lidar .



Somos rancorosos ,podemos perdoar mas nunca vamos esquecer tal ofensa e a pessoa que nos fez isso .



Do que minha mãe gosta ?



Ela e vaidosa ama perfumes ,espelhos e adora jóias pratas ... adora a cor azul



Quando ela vem em terra ,ela costuma carregar um abebe, um leque de metal prateado com a figura de um peixe .



Eu carrego a sua qualidade guerreira que caminha com Ogum ,ela carrega com ela dentre o abebe uma espada e todas as ferramentas de ogum em sua cintura ...ela e guerreira ,forte .



E isso amo muito minha mãe !



Odoyá !



Termino com uma música de Maria Bethânia .



Iemanjá Rainha do Mar


Maria Bethânia

Quanto nome tem a Rainha do Mar?
Quanto nome tem a Rainha do Mar?

Dandalunda, Janaína,
Marabô, Princesa de Aiocá,
Inaê, Sereia, Mucunã,
Maria, Dona Iemanjá.


Onde ela vive?
Onde ela mora?

Nas águas,
Na loca de pedra,
Num palácio encantado,
No fundo do mar.


O que ela gosta?
O que ela adora?

Perfume,
Flor, espelho e pente
Toda sorte de presente
Pra ela se enfeitar.


Como se saúda a Rainha do Mar?
Como se saúda a Rainha do Mar?

Alodê, Odofiaba,
Minha-mãe, Mãe-d'água,
Odoyá!


Qual é seu dia,
Nossa Senhora?

É dia dois de fevereiro
Quando na beira da praia
Eu vou me abençoar.

O que ela canta?
 

Por que ela chora?
Só canta cantiga bonita
Chora quando fica aflita
Se você chorar.


Quem é que já viu a Rainha do Mar?
Quem é que já viu a Rainha do Mar?


Pescador e marinheiro
que escuta a sereia cantar
é com o povo que é praiero
que dona Iemanjá quer se casar.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas