Atrasada mas em tempo ainda EPARREY OYA!







Então o mês de Dezembro é considerado pelos irmãos de fé como o mês das Yabas, para quem está de fora da religião e difícil entender o que elas representam e o que isso significa na vida de cada um que crê na força dos Orixás e delas principalmente.

Ambas são forças das águas, cada qual no seu reino. Elas regem o elemento de maior importância dentro dos rituais à Água sem água não se tem nada e através desse elemento que alguns rituais são feitos. Desde os banhos ate os  rituais mais complexos.

Dentro da minha concepção elas vivem dentro de nos também, afinal somos constituídos em nossa maior parte por água e indo mais alem cada uma delas tem pontos em nossas personalidades se formos analisar de um modo mais psicológico, pouco sei sobre esse campo, mas creio que cada uma delas nos move de uma maneira.

Oya por exemplo, representa nossa coragem, nossa força, nossa personalidade forte e decidida de saber o que queremos, para onde vamos e com quem vamos... e a explosão dentro de nos e  um fogo que queima ,arde pulsa que faz nosso sangue  ser vermelho . E o sentido de ir à luta de ultrapassar as dificuldades de sempre seguir em frente lutando sem desistir.

Vamos começar com a primeira grande Yaba que abre os festejos desse mês.

Oya: rege as chuvas fortes, aquelas tempestades que vem com ventos fortes, raios e relâmpagos... Daquelas fortes que já chegam abrindo as portas e janelas sozinhas e fazendo tudo voar ,como se fosse um furacão . Seus relâmpagos são daqueles que clareiam qualquer escuridão.

Ela rege o quarto dia da semana ,ou,seja as quartas feiras junto com seu marido Xango .

No último dia 04 de Dezembro foi comemorado o dia de Santa Bárbara na igreja católica e nos terreiros foi o dia de Oya/Iansã orixá que representa a força, a coragem, a pulsação, o fogo. Dona dos ventos ,raios ,relâmpagos e tempestades ...das ventanias fortes que destelham as casas mas que levam embora tudo de ruim em nossas vidas e trás movimento ao que estava parado ,e o tal do giro de 180º que buscamos quando nossa vida está sem movimento ...totalmente parada sem força ,sem saber para onde ir .

Alem de ser dona dos Raios Oya também é representada pelas Borboletas, tem símbolo melhor do que as borboletas? Afinal elas voam livres iguais a Oya e não podem ser pegas, ou, presas por ninguém com aquelas asinhas que todos acham que são frágeis elas conseguem voar livre e rapidamente pelo ar sem que ninguém as pegue.

Tenho pra mim que os filhos dela também são assim ,livres voam alto e não gostam de ter ninguém os prendendo ,são corajosos, fortes e de personalidade forte... daqueles que poucos sabem como lidar ,mas que são boas pessoas e são ótimos amigos daqueles francos sinceros para caramba ...

Costumam dizer que seus filhos não temem os relâmpagos porque e como se fosse ela falando... confesso não sou filha dessa grande Yaba ,mas não tenho medo nem de raios e relâmpagos e muito menos de chuva fortes ...amo não posso ver uma que já tenho que parar para ver ...acho lindo .

Tenho amigos (as) que são filhos (as) dessa grande Yaba e confesso os adoro, são do tipo de pessoa que você pode contar que sempre vão te dar força e vão te impulsionar a ir atrás dos seus objetivos.


Enfim, só quem já viu... ou sentiu a energia de Oya /Iansã de perto sabe a força que ela te passa e sabe o que isso significa é o tipo de coisa que se vive e não se explica .

Quando Oya dança e a coisa mais linda de se ver, eu já vi algumas vezes... confesso eu ficava paralisada não de medo ,mas observando e sentindo aquela energia que é forte que arrepia cada pelo do seu corpo que você sente pulsar e que da uma vontade imensa de ir lá dançar junto com ela .

Essa é Oya / Iansã... por isso Eparrey Oya !


Bom termino com a letra de uma musica da grande Maria Bethânia que expressa bem o que eu disse ai no texto e algumas citações que também expressam muito bem tudo o que eu disse ai, não sou filha dela, mas tenho um grande respeito e amor por ela.


Maria Bethania

a Dona Do Raio E Do Vento


 O raio de Iansã sou eu
Cegando o aço das armas de quem guerreia
E o vento de Iansã também sou eu
Que Santa Bárbara é santa que me clareia

A minha voz é o vento de maio
Cruzando os ares, os mares e o chão
E meu olhar tem a força do raio
que vem de dentro do meu coração

O raio de Iansã sou eu
Cegando o aço das armas de quem guerreia
E o vento de Iansã também sou eu
Que Santa Bárbara é santa que me clareia

Eu não conheço rajada de vento
Mais poderosa que a minha paixão
E quando o amor relampeia aqui dentro
Vira um corisco esse meu coração

Eu sou a casa do raio e do vento
Por onde eu passo é zunido é clarão
Porque Iansã desde o meu nascimento
Tornou-se a dona do meu coração

O raio de Iansã sou eu
Cegando o aço das armas de quem guerreia
E o vento de Iansã também sou eu
Que Santa Bárbara é santa que me clareia

O raio de Iansã sou eu
E o vento de Iansã também sou eu
O raio de Iansã sou eu

Oração de Oyá
‘Sem ela não se anda
Ela é a menina dos olhos de Oxum
Flecha que mira o sol
Oyá de mim’
(Maria Bethânia)


“Yansã comanda os ventos/ E a força dos elementos/ Na ponta do seu florim/ É uma menina bonita/ Quando o céu se precipita/ Sempre o princípio e o fim.
Senhora das nuvens de chumbo! Senhora do Mundo! Rainha dos raios!”“
(Gilberto Gil/Caetano Veloso)


“Yansã é conhecida também por Oyá”. É o orixá dos ventos e das tempestades. Corajosa guerreira acompanhou seu marido Xangô na guerra. Foi sua terceira mulher. Divindade do rio Niger, mandona, sensual e inflexível. No sincretismo baiano é Santa Bárbara e tem um mercado com seu nome na Baixa dos Sapateiros. Contas arroxeadas, roupas vermelhas. Usa espada e um eruexim (espécie de adorno que segura com a mão e sacode enquanto dança – nota da redação) feito com rabo de boi. Come cabra, galo, acarajé, não come abóbora, tem quizila. Saudação: Eparrey!
(texto de Jorge Amado, retirado do livro “Bahia de Todos os Santos – Guia de ruas e mistérios” – Editora Record, edição de 1986)

 -------------------------------------------------------------------------------------------

Para quem não conhece o termo /palavra Yaba ,significa Mãe Rainha é e dado aos orixas femininos as Grandes Yabas ,ou,como queiram as Grandes Mães Rainhas !

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas