MInhas impressões





Confesso que sei pouco sobre o assunto Umbanda e Candomblé, mas creio que posso falar sobre ambas sob a visão das minhas experiências pessoais.

Ate bem pouco tempo confesso, tinha um certo pré-conceito sobre elas ,quando me falavam sobre eu me arrepiava dos pés a cabeça e tinha um medo danado ,pura ignorância e falta de conhecimento da minha parte .

Baseavam-me no que pessoas que deturpam a imagem de ambas religiões ,que falam mal ,que tiveram uma experiência ruim e baseiam suas visões á partir daí .

Eu não tinha nenhuma experiência que eu pudesse chamar de minha experiência própria ,sabia o que me diziam e como era ignorante me baseava por eles .

Sempre me interessei muito por buscar conhecimento dentro de outras filosofias e religiões ...durante um bom tempo li muito sobre filosofias orientais e aquilo durante um tempo me satisfazia a alma e me dava algumas respostas ...mas sempre fui muito inquieta ,buscadora nata ...minha sede por respostas acabou me levando ate a Umbanda e mais recentemente ao Candomblé .

Tudo começou á partir de sonhos que eu tinha com as divindades ,que são denominadas Orixás ,comecei a sonhar muito com Iemanjá (não entrarei em detalhes é lógico afinal o sentido desse texto não e falar de mim e sim das experiências que eu tenho dentro de ambas religiões ) era como se ela me chamasse para algo maior do que eu .

Enfim ,comecei a buscar o que aquilo significava e em pouco tempo encontrei a resposta ...confesso que fiquei meio confusa ,mas segui em frente ,sempre me questionando muito .

Alguns anos se passaram e mais sonhos com Orixás aconteceram e seguem ate hoje ...e mais uma vez era como se eles me chamassem para algo maior do que eu poderia imaginar ,ou,como se quisessem que eu soubesse de algo sobre mim ,que me cerca .

Depois disso ,por alguns problemas pessoais ( que mania que nos temos de procurarmos as nossas forças espirituais quando estamos na pior  . Aquela velha máxima de que somente procuramos a Deus pela dor e nunca pelo amor .Seria mais fácil se fossemos pelo Amor não é mesmo ? ) uma grande amiga minha convidou a mim e a meus pais para irmos ao centro de umbanda que ela freqüenta .

Cheguei lá tremendo ,assim que entrei no portão da casa ,senti a forte energia que permeia o local ,sorria de nervoso ,fui muito bem recebida por todos da casa me senti acolhida ...em casa ...senti como se fossemos todos da mesma família e que nos conhecêssemos há anos .

Conversei durante um bom tempo com um dos médiuns da casa sobre assuntos amenos do dia a dia ,ele parecia sentir que eu estava nervosa ...aquela conversa me deixou bem mais tranqüila ,relaxei ...

Começado os rituais todos simples , o primeiro deles bater a cabeça que nada mais e do que ir ate o altar chamado de congar onde se encontram as imagens dos orixás e entidades e mostrar respeito batendo a cabeça ...não tem como explicar só indo e vendo de perto para saber como é de fato ,todas descrições que forem dadas se tornam coadjuvantes ...em seguida iniciam-se os cantos ,as musicas e você sente tudo muito a flor da pele ,você treme ,você vive e se sente vivo ...

Parece que cada célula sua acorda e vibra junto com as musicas ,com o ritual todo ,com tudo aquilo ...

A experiência extra sensorial ,passa também pelo olfato quando a defumação acontece e você vive aquilo aquele cheiro de ervas dentro de um defumador e incrível ...maravilhoso ,relaxante .

Alias relaxante e a palavra que você vive mais intensamente ,ao adentrar o centro o que eu mais senti foi uma desconexão com o mundo fora dali ...parecia que somente existia ali ,nem celular (isso que sou a pessoa mais conectada desse mundo ) eu levava ...as horas que eu passava ali dentro eram de grande aprendizado e de grande troca de energia .

A cada Gira ,como são chamadas as sessões eu me sentia mais e mais confortável e tranqüila .

Quis o tempo que eu não conseguisse mais voltar lá ,mais e uma questão de arranjo ,pois quando uma pessoa quer fazer algo realmente de coração ela consegue não e mesmo ?

Criei laços de amizades fortes ali ...

Adentro um pouco do mundo do candomblé ,tenho grandes amigos meus dentro dessa religião tão linda e tão rechaçada por muitos que mais uma vez deturpam a imagem de uma religião simples que “prega” nada mais nada menos do que RELIGAR O HOMEM COM A NATUREZA .

Esse é o candomblé ,pelo menos essa e a visão e a experiência que eu tenho sobre ela ...posso estar falando bobagem ,mas a Umbanda não existiria se o candomblé não existisse lógico que existem diferenças em alguns fundamentos e preceitos de uma pra outra ,mas uma complementa a outra .

A Umbanda nada mais é do que a mistura do candomblé com o espiritismo ,nela há também o culto aos orixás ,mas de uma forma diferente do Candomblé .

No Candomblé ,temos o culto mais puro aos Orixás que são mais fortemente cultuados ..ele é mais puro ,mais raiz ,mais forte ...muito mais a flor da pele e muito mais emocionante .

E muito mais coração pulsando .

Quando você conversa com alguém do Candomblé ,você vivencia aquilo mesmo sem você ter pisado em um terreiro e sentido aquilo ... lógico que ir a um terreiro e incrível ,você ali sentir a vibração e a força do teu Orixá e algo incrível ...

E uma das coisas que quero pra mim proximamente ,posso não ter ido a um terreiro de candomblé ainda ,mas sinto a força do meu orixá comigo no meu dia a dia ,sinto ele me mostrando o caminho e apontando as direções ,dando caminho .

Uma das experiências que eu tive com a força do candomblé foi quando eu tive um problema de saúde ,no inicio do ano e ninguém conseguia saber o que era ,foi bravo ... Até que um dia eu procurei um grande amigo meu que é do candomblé e ele me falou o que era e vamos dizer assim (afinal não quero ,não posso e nem devo entrar em detalhes senão o texto em si perde seu fundamento ) ele cuidou de mim e me apontou o  caminho ,o que eu deveria fazer em relação á aquela enfermidade .

Não existem milagres absurdos dentro da religião existe sim fé ,dedicação ,amor e antes de tudo muito respeito pelo o que te é passado ,cabe a você fazer ou não ...tudo depende de você ...e do quanto você acredita,ou,não aquilo que esta sendo feito ...o fator importante FÉ conta muito .

Acho um absurdo ,quando alguém que não tem o conhecimento básico sobre um assunto ,ou ,sobre algo como por exemplo o CANDOMBLÉ e sai por ai falando que existem sacrifícios de animais a torto e a direito ,que somente o mal e realizado ali ,que quem procura e ignorante .

Uma coisa que eu aprendi e que nos temos o bem e o mal dentro da gente e que eles são como sementes cabe a nos mesmos adubarmos e fazermos aquela semente escolhida crescer ,por exemplo se você opta por fazer a semente do BEM crescer e vai ate um terreiro de Candomblé e a um Centro de Umbanda ,procurando sua própria elevação pessoal e espiritual ,perfeito esta num bom caminho .

Mas se você vai à procura do MAL do teu próximo e de conseguir as coisas que você almeja e deseja por meio de trabalhos ,melhor você nem ir ,porque lá você não vai encontrar isso ...como já disse acima tudo DEPENDE DE NOS MESMOS ...

E tem outra se você é daqueles que “nossa fulano fez ‘macumba’ pra mim “ ,saiba que a pior ‘macumba’ e aquela que você mesmo cria mentalmente ,quando você tem esse tipo de pensamento você mesmo esta procurando encrenca ...ouvi muito isso quando eu ia ao centro

E a pior inveja e aquela que você também cria ,através do teu próprio pensamento ,quando você pensa nisso você já esta se abrindo pra muita coisa ruim ,por tanto tenha sempre bons pensamentos e coisas boas ...ai nunca essas coisas te pegam .

E o tal do orai e vigiai também ,que todo mundo pensa que e ficar olhando para a vida do teu próximo e bem isso ,orar nada mais e do que você não digo rezar o tempo todo mas fazer tuas orações de coração ,quando você sentir necessidade sem forçar nada ...apenas no prazer de se fazer aquilo ... o tal do vigiai e vigia teus atos e próprios pensamentos ,cuida da sua vida ,olha os teus pensamentos e eu sei que é difícil ,afinal somos humanos e estamos aqui para evoluir não e mesmo ?  Mas procure sempre desejar o bem para teu próximo e até para teus inimigos ,afinal tudo o que desejamos volta para nos mesmos ...somos espelhos que refletem tudo ..fica a dica .

Se você quer algo ,vá e lute e busque e conquiste e sempre tenha fé dentro do seu coração ...


Foi isso que eu aprendi e aprendo todos os dias quando conheço mais sobre ambas ,fica aqui um pedido se você não tem nada de importante para agregar ,ou,como eu comecei dizendo vive na ignorância como eu vivia no começo ...se abra a novas experiências e vá ver e sentir na pele e vivenciar como são realmente os rituais ,dentro de ambas . 

--------------------------------------------------------------------------------------

Antes que me critiquem ou me julguem ,apenas postei as minhas impressões como diz o nome dessa postagem ,não me baseei em fundamentos ,ou,em fatos historicos ,me baseei em meus sentimentos e no que senti e sinto . 

Comentários

  1. Dani, muito bom seu texto, explicativo, didático, com um bom toque pessoal, sem, entretanto querer "converter" ou mesmo "convencer", mas explicando a cultura de uma e outra religião!
    Acredito que será de grande valia para muitas pessoas que tem dúvidas em relação à Umbanda e ao Candomblé, bem ainda, é uma forma de quebrar preconceitos. bjs

    ResponderExcluir
  2. Dani, muito bom seu texto!!!!

    Quero ver outros...

    Bjos

    Marcos T.U.E.X.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas